Neeo Odontologia

Reabilitação Dental na Odontopediatria

🎯Um dos maiores desafios na Odontopediatria é a reabilitação (restauração) completa de um dente 🦷, onde inclui: tratamento endodôntico (de canal), instalação de pino intra-radicular (dentro da raiz após feito o canal) e confecção da coroa (cobertura do dente).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
☝🏻A complexidade do procedimento não se limita somente às essas três etapas, mas também ao fato de que a maior parte dos pacientes com a indicação deste tratamento são bebês 👶🏻 acometidos pela cárie precoce de infância – que causa grandes destruições dos dentes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍Culturalmente, ainda, alguns pais/cuidadores acreditam que o “dente de leite” não tem raiz ou não precisa de cuidados porque ainda será substituído por outro. Outras vezes não ❌ sabem dessa alternativa de tratamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✨A não reabilitação ou a perda desses dentes leva a uma série de consequências ruins:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1⃣Perda da capacidade ou eficiência mastigatória;
2⃣Deglutição atípica (a criança começa a engolir errado);
3⃣Distúrbios fonéticos (dificuldade na pronúncia de alguns fonemas), podendo influenciar por sua vez na alfabetização;
4⃣Hábitos bucais indesejáveis;
5⃣Comprometimento estético;
6⃣Problemas psicológicos;
7⃣Se houver infecção associada ao dente, pode afetar o coração ❤(endocardite) ou até mesmo provocar septicemia (infecção generalizada), levando à morte.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉🏻Existem varias técnicas e diversos materiais que podem ser de escolha do profissional, mas o resultado é muito mais que “belo”, é saúde bucal restabelecida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💦A prevenção é o melhor caminho. Levar o bebê mesmo sem dentes pela primeira vez ao Odontopediatra e continuar realizando acompanhamento periódico é investir em segurança e ter a possibilidade que ele cresça sem cárie, saudável e feliz. Pode acreditar, custa muito mais barato, em todos os sentidos!✅

Fonte: odontopediatria.brasil