Neeo Odontologia

O que é DTM?

Disfunção Temporomandibular, também conhecida como DTM, é uma doença que acomete as estruturas do sistema mastigatório como a ATM (articulação temporomandibular), músculos da face/cabeça e pescoço.

Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e articulares).

A DTM é uma doença multifatorial que pode acometer várias faixas etárias. Cabe ao especialista identificá-la e propor um tratamento adequado.  Muitas vezes são causadas por hábitos inadequados como encostar os dentes mesmo que de leve, morder objetos ou bochecha, posturas inadequadas de trabalho, distúrbios do sono, estresse e depressão.

Sintomas como cefaleias(enxaquecas), dores ou zumbidos no ouvido, dores no pescoço e na face , dificuldades para abrir e fechar a boca e também estalidos ao fazer esses movimentos .

Por ser de origem multifatorial, seu tratamento se dá de forma interdisciplinar. Vários profissionais como :Cirurgião buco maxilo facial, fisioterapeuta, psicólogo e cirurgião dentista especialista em DOF/DTM, se unem para que seja realizado o tratamento mais eficaz, devolvendo saúde e bem estar aos pacientes.

Na NEEO, você encontra todos os profissionais necessários no tratamento da DTM.