Neeo Odontologia

Implantes Dentários (Matéria)

Atualmente, bem mais acessíveis aos pacientes tanto em custo como em número de profissionais que executam, os implantes dentários revolucionaram a Odontologia e a Reabilitação Oral. Porém, é necessário ter muito cuidado e atenção antes de realizar qualquer tratamento com implantes, pois existem um grande número de técnicas disponíveis para a realização dos tratamentos, assim como uma grande variedade de materiais, e escolhas erradas quanto ao tipo de implante ou plano de tratamento podem resultar em resultados insatisfatórios aos pacientes, tanto do ponto de vista estético, quanto de higienização e mastigatório, podendo inclusive resultar na perda de implantes.

Como o próprio Dr. Rafael costuma dizer aos seus pacientes: “Nunca existe apenas um caminho ou plano de tratamento aos pacientes. O profissional deve sempre oferecer os melhores implantes e enxertos do mercado, garantindo a qualidade dos resultados obtidos. É necessário também oferecer um plano de tratamento que seja adequado para cada paciente, de forma individualizada, para que o tratamento se adeque a cada paciente tanto do ponto de vista financeiro, como de previsibilidade de resultados e tempo total de tratamento”.

O prof. Dr. Rafael Zetehaku Araujo é capacitado em planejamento virtual em Implantodontia, aonde todo o planejamento cirúrgico e de instalação de implantes é planejada de forma virtual computadorizada. Desta forma é possível antever a cirurgia e planejar adequadamente a posição e que tipo de implante deverá ser utilizado, otimizando os resultados estéticos e funcionais pós-operatórios, aumentando a longevidade e previsibilidade do tratamento, diminuindo tempo e riscos de complicações durante a cirurgia e diminuindo custos do tratamento. Ele ainda faz outro alerta aos pacientes: “Infelizmente alguns profissionais, para reduzir os custos da cirurgia, utilizam implantes de marcas de baixa qualidade, o que aumenta e muito as chances de insucesso e perda dos implantes a curto ou longo prazo. Além disso, o que muitos pacientes não sabem, é que eles devem ser acompanhados durante anos após a instalação dos implantes para fazer a adequada manutenção e higienização das próteses sobre implante, garantindo longevidade ao tratamento realizado”.

Para os pacientes com perdas dentárias totais ou de longa data, geralmente são necessários reconstruções e enxertos ósseos, os quais podem ser realizados através de planos de saúde em ambiente hospitalar ou em consultório odontológico. A grande vantagem de profissionais com grande capacitação na área da Implantodontia, é a diversidade de planos de tratamento que este profissional pode oferecer. Podem ser realizados implantes em carga imediata (aonde o paciente instala o implante e a prótese dentária em menos de 72 horas) ou para casos mais complexos, a realização de Implantes Zigomáticos e Implantes Pterigoides, que servem para pacientes com grande reabsorção óssea e que não desejam fazer grandes cirurgias para enxerto ósseo. O dr. Rafael Zetehaku Araujo é autor de 03 capítulos de livro na área da Implantodontia, exatamente na realização de tratamentos para pacientes com pouco osso remanescente.

Dr. Rafael Zetehaku Araujo (CRO 14.198) 

Doutorado em Implantodontia (UFU)

Mestre (USC, Bauru) e Especialista (HC-UFMG) em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Habilitado em Odontologia Hospitalar

AO/CMF Fellow, Basiléia, Suíça

Pós-graduado em Cirurgia Oral (UFMG e IES) e em Implantodontia (PUC-MG)

Graduado em Odontologia (UFMG)

Coordenador dos cursos de Implantodontia e Cirurgia Oral do NEEO (Núcleo de Ensino e Estética em Odontologia)