Já ouviu falar em Fisioterapia na ATM?
A ATM é a abreviação da Articulação Têmporo Mandibular. Sua função é unir o osso Temporal (no crânio) e a Mandíbula. É a única articulação móvel do crânio.
Responsável pelos movimentos da boca: abertura, fechamento, desvio lateral direito e esquerdo, protração (levar a mandíbula para frente) e retração (levar mandíbula para trás).
Vários fatores podem provocar dor na ATM e quando isso acontece, chamamos de DTM (Disfunções Têmporo Mandibulares), envolvendo músculos mastigatórios, a ATM e segmentos vizinhos.
A incidência maior é entre 20 e 40 anos e no sexo feminino.
Em média, 50 a 60% da população apresenta algum sinal ou sintoma de DTM.
Alguns sintomas da DTM são:
- Dor de Cabeça; Estalidos ou creptos na articulação;
- Limitação de movimentos ou desvios da mandíbula;
Dor na ATM e nos músculos da face:
- Dor de ouvido;
- Dor nos dentes;
- Dor na região Cervical;
- Zumbidos;
- Vertigem;
As DTMs estão relacionadas com fatores estruturais, neuromusculares, oclusais, psicológicos e hábitos parafuncionais (bruxismo, roer unha, mascar chicletes, morder objetos como caneta, etc).
A Fisioterapia atua na redução da dor, restaura a função articular, aumentando a mobilidade, melhora a postura, reeduca o cliente sobre o posicionamento correto da mandíbula, atua no pós-cirúrgico das cirurgias bucomaxilofaciais.
A avaliação e o tratamento é interdisciplinar (dentistas, fonoaudiólogos, otorrinos, psicólogos, fisioterapeutas e clínicos da dor).
Tem Disfunção na ATM?
Podemos te ajudar!
Dra. Carolina Ribeiro do Prado