Neeo Odontologia

Artroscopia da ATM – Tratamento ou Diagnóstico?

Muitos pacientes perguntam:  Com a Artroscopia das ATM’s, será que vou melhorar?… trata-se de uma cirurgia?… tem riscos?… devo-me submeter?… quanto custa?… devo fazer mais de uma vez?… tem indicação no meu caso?”

Enfim, são inúmeras as perguntas e por esta razão resolvemos escrever o primeiro post sobre Artroscopia da ATM dentre outros futuros que discorram sobre as cirurgias da ATM e cirurgias em geral.

Sim, a Artroscopia é uma modalidade cirúrgica que utiliza técnica endoscópica (a inserção de uma câmera através de uma incisão cirúrgica) aplicada dentro da articulação temporomandibular. Apesar de receber o adjetivo de cirurgia minimamente invasiva, pode apresentar riscos e complicações graves. Portanto, particularmente prefiro o termo minimamente invasiva comparada à cirurgia aberta. A Artroscopia da ATM pode ser didaticamente dividida em Diagnóstica (método auxiliar/complementar no diagnóstico das artropatias da ATM e biópsia) e Operatória (modalidade que inclui a lise/quebra de aderências e remoção de substâncias inflamatórias, miotomias e mobilização discal, suturas de disco, aplicação de substâncias intra-articulares, entre outros).

Imagem ilustrativa do procedimento de artroscopia  , com entrada da câmera para diagnostico na cavidade articular.

Um bom exemplo da necessidade e indicação da artroscopia é em caráter auxiliar de diagnóstico. Muitos casos não podemos confirmar a presença de sinovites ou aderências (ver imagens abaixo) ao exame clínico e outros exames de auxílio ao diagnóstico como as imagens de ressonância magnética, apesar de sugestivo. Nestes casos de aderências e adesões que influenciam o deslocamento discal, o tratamento pode ser beneficiado com a artroscopia, desde que o remanescente discal esteja viável ao reposicionamento. Outros exemplos recaem para os casos de lesões com indicação de biópsias e remoção de conteúdo inflamatório e melhora precoce do quadro de dor.

Imagem artroscópica da ATM evidenciando sinovite moderada (Inflamação da membrana sinovial e dos tecidos adjacentes produzindo artralgia)