Neeo Odontologia

  • Apneia do Sono
  • 5 coisas que você precisa saber sobre a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono – SAOS

5 coisas que você precisa saber sobre a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono – SAOS

A apneia do sono, é uma doença crônica caracterizada pela obstrução parcial ou total da via aérea respiratória, causando paradas temporárias e repetidas da respiração enquanto o paciente dorme. Acomete aproximadamente 30% da população adulta mundial. A maior parte dos pacientes, entre 85% e 90%, convive com a doença sem tratamento.

  1. Fatores de risco: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, obesidade, ou o formato da cabeça e pescoço (geralmente uma deficiência dos maxilares) que resulta em menor espaço para passagem de ar na boca e garganta.

  1. Principais sintomas: Ronco, sonolência diurna, acordar com sensação de sufocamento, confuso ou com dor de cabeça; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual e irritabilidade.

         Importante!!! A Síndrome da apneia obstrutiva do sono Aumenta o Risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

  1. O diagnóstico é feito através de um exame chamado polissonografia, que é o monitoramento do sono por equipamentos eletrônicos; além de exame clínico e de tomografia computadorizada.

  1. Como melhorar ? Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir para melhora da apneia do sono. Perder peso, evitar bebidas alcoólicas, dormir de lado, e elevar a cabeceira da cama.
  1. Tratamento: são diversos e variam para cada paciente, pode-se fazer uso de placas para avançar a mandíbula e uso de aparelhos como o CPAP. Porém o tratamento mais efetivo e especialmente indicado para casos mais graves, é a cirurgia ortognática, que avança e reposiciona os maxilares visando aumentar o espaço respiratório.

Com o diagnóstico e tratamento adequado é possível melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente. O tratamento geralmente é multiprofissional envolvendo médicos, dentistas e fisioterapeutas. Com um currículo qualificado e vasta experiência em Cirurgia Ortognática, a equipe do NEEO é uma das indicados para a realização do tratamento da Apnéia do Sono. Utilizando-se de planejamentos cirúrgicos e diagnósticos computadorizados,  os tratamentos tornam-se mais precisos, rápidos e com redução de custos financeiros ao paciente.